COMO FUNCIONA A SOCIEDADE?

Resumo

O curso básico “Como Funciona a Sociedade?” é um curso de formação política idealizado pelo Núcleo de Educação Popular 13 de Maio (NEP 13 de maio) da USP que há vinte e sete anos vem formando monitores para ministrá-lo. No Maranhão, os educadores populares Acrísio Soares Mota e Luís Carlos Noleto Chaves[1] são desses educadores formados pelo NEP 13 de maio, que vêm ministrando o curso em várias cidades do Maranhão. Em Imperatriz, foram inúmeras as turmas que participaram dos cursos realizados tanto nas dependências da Universidade Estadual do Maranhão, como da Universidade Federal do Maranhão organizado por movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos.
O curso tem como objetivo discutir à luz da teoria marxista o funcionamento da sociedade, fomentando questões acerca da mesma e do modo de produção. Por ser um curso básico, tem como objetivos específicos apresentar aos acadêmicos e aos trabalhadores em geral apresentar categorias teóricas marxistas como: classe social, mercadoria, trabalho, alienação modo de produção etc.
O curso “COMO FUNCIONA A SOCIEDADE?” se utiliza do materialismo histórico- dialético para fomentar a crítica das concepções prévias dos participantes do curso sobre suas concepções da sociedade conhecida por eles. Utiliza-se a leitura da bibliografia, exposição oral, exibição de vídeos, trabalho de grupo, dinâmica (FÁBRICA DE SAPATOS) e debates.
O resultado esperado com a realização desse curso é iniciação dos participantes no método de Karl Marx ao analisar o modo de produção capitalista, além de fomentar discussões sobre a sociedade como totalidade orgânica (estrutura, infraestrutura e superestrutura), em especial do Estado, buscando uma consciência crítica acerca sobre a sociedade atual. O curso pretende também trabalhar vários conceitos como: Mercadoria, Mais-valia, Trabalho, Acumulação etc. fundamentais no modelo analítico marxista, que serão importantes para os acadêmicos de Ciências Humanas em especial, haja visto que os teóricos base da disciplina são Durkheim, Weber e Marx. Nesse curso teremos uma atenção a Marx de forma a dialogar com o cotidiano da sociedade na contemporaneidade. Mais importante ainda, é o exercício da reflexão do método marxista que no curso será dado para estudos posteriores.
A importância da realização do curso de formação política vai além de possibilitar aos acadêmicos a somatória carga horária em atividades extracurriculares, passa pelos debates teóricos pertinentes à discussão apresentada nas disciplinas regulares ministradas, apresentando conceitos, categorias e teorias desenvolvidas por diversos pensadores e teóricos como Karl Marx, Friedrich Engels. A base teórica das discussões se concentra em Marx com a definição de categoria: trabalho, alienação, mercadoria, mais-valia, etc. O curso a ser realizado nesta ocasião será o primeiro em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e a coordenação de Ciências Humanas dentro da programação da IV JORNADA DE LCH.

PALAVRAS CHAVE: SOCIEDADE, MARXISMO, CLASSES SOCIAIS.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FELIPPE, Wilian (org.). As Classes Sociais no Capitalismo. Editora Sundermann. SP, 2008.
Marx, Karl; Engels, Friedrich. O Manifesto Comunista. Editora Paz e Terra, 1998.
________________________. Engels, Friedrich. A Ideologia Alemã. Editora Moraes. SP, 1984.
________________________. O Capital - crítica da economia política: Livro 1 – o processo de produção de capital. Vol.1. Editora Sundermann. 2014.
MARX, Karl. Trabalho Assalariado e Capital & Salário, Preço e Lucro. Editora Expressão Popular. São Paulo, 2012.



[1] Luis Carlos Noleto Chaves é formado em economia pela UFMA, monitor popular formado pelo  NEP 13 de maio e atualmente realiza formação política e sindical pelo INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS-ILAESE