DA SOMA DAS PENAS AO TROCO EM POEMAS: Subjetividades Emergentes nas Relações de Interiorização Acadêmica – Sensibilidades Interculturais

Resumo

O minicurso tratará dos desafios e possibilidades das relações - ora conflituosas, ora harmoniosas - entre professores, graduandos e técnicos do ensino superior, na condição de imigrantes, em Instituição Federal de Educação Superior (IFES), com processo de macro-interiorização recente. Oportunidade em que relatarei, também, minha experiência como psicólogo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na qual escuto queixas e crises de docentes, discentes e técnico-administrativos na região sul do Maranhão, no município de Imperatriz, com experiências nas zonas rurais como nas cidades de Grajaú, Buriticupu, aldeias indígenas, quilombos e áreas campesinas. Contribuo, ainda, com reflexões críticas sobre o tema, como profissional também imigrante, já há quatro anos nesta instituição. Observa-se que, se por um lado foi positiva a ampliação dos investimentos públicos na rede federal de educação superior (o REUNI), por outro, o desafio de interiorizar a educação superior pública enfrenta diversos obstáculos. Dentre esses obstáculos destacam-se: a) dificuldade de fixação de docentes; b) problemas na implantação de infraestrutura; c) condições precárias de funcionamento; d) modelos de gestão inadequados; e) cobertura territorial limitada; f) regimes curriculares convencionais; g) implantação do Projeto Político-Pedagógico sem a participação real da comunidade local, em que pese as propagandas de educação inclusiva!? O objetivo será analisar e compreender estes dilemas, contradições, desafios, possibilidades e os silêncios das subjetividades emergentes das relações entre os atores acadêmico-imigrantes de diferentes regiões que compõem a comunidade acadêmica em estudo. Com outras palavras, entender os choques culturais observáveis do ponto de vista da escuta psicológica educacional. Como metodologia, serão expostas e analisadas escutas (anônimas) as quais realizei e registrei e destacam-se: a) situação econômica, ou material, precária para desenvolvimento da vida acadêmica, b) tristeza pela distância da família, pais e cuidadores, c) relações coflituosas com professores, d) dificuldade de adaptação à vida acadêmica e e) problemas de dedicação acadêmica relacionadas com situações amorosas, namorada-namorado, esposa-marido, mãe-filho/a, dentre outros. Foram observados que muito dos conflitos descritos estão relacionados com os aspectos de imigração, interculturalidade e novos valores locais em choque com os do lugar de origem, ou seja, aspectos psicológicos em diálogos cultural-migracionais, foco do minicurso. O referencial teórico envolve autores da Educação como Anísio Teixeira (1963/2005a,b), Alain Coulon (2007), Paulo Freire (2005), Edgar Morin (2010), Roseli Sá (2010), Boaventura de Sousa Santos (2007), Milton Santos (2002), dentre outros. Como referencial psicológico maior eu me oriento pela psicologia analítica de Jung e pela psicologia intercultural, como em Cabecinhas (2008), Cunha (2008) e Dantas (2012). Autores da antropologia do imaginário e da mitohermenêutica como Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Marcos Ferreira-Santos (2008), dentre outros, também influenciam meu pensamento quanto à visão de homem-mundo e à proposta metodológica de intervenção psicológica, poética e política, que desenho, milito e pratico. 

 PALAVRAS-CHAVE: Interiorização, Sensibilidade Intercultural, Subjetividades Emergentes 

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