Pedagogia da Terra e Reforma Agraria; Produção e institucionalização de ideias do agrodesenvolvimento nas agendas públicas, encruzilhada da universidade na educação do campo

Resumo

O minicurso reflete as abordagens conceituais sobre a educação do campo na analise do poder politico e estrutura fundiária agraria. Problematiza-se teoricamente as assimetrias institucionais, conhecimento cientifico e modelo de desenvolvimento agrofinanceiro. Por meio de uma localização pratica que se move na relação assimétrica entre universidade, educação camponesa, agendas interministeriais Incra Pronera–MEC e troca de experiências regionais dos educadores das escolas dos assentamentos sem terra maranhense.
A temática ocupa-se pelos desdobramentos do problema pedagógico quando a institucionalidade federal tornou-se palco do sistema educacional, ativando botões de disputa e mediações com a proposta da pedagogia da terra, em instantes desenhados em outros desdesenhados, dos movimentos sociais do campo. Há entre estas duas sequencias, de mutua desconfiança, a narrativa agrofinanceira validada como discurso legitimo de conhecimento, revestido sob a fórmula da agrobiotecnologia e investida como autoridade incontestada nas instituições de ensino superior que cuidam das diversas dimensões da educação rural fora do estritamente produtivo.
O traçado aponta interrogar as validações e invalidações de conhecimento nos alcances das formulações politicas pedagógicas dos últimos mandatos da administração PT, sob a brecha da desinstitucionalização educativa em termos de Estado e as praticas pedagógicas da educação do campo em curso. As categorias conceituais a serem explicitadas fazem parte das abordagens de Fernandez. F. e Gramsci sob a noção de universidade aberta, classe, e hegemonia como em Giroux e Makarenco nos princípios de saber coletivo e pedagogia progressista.


Objetivo geral
A proposta se desafia identificar as formulações que norteiam a pedagogia do campo nas abordagens da literatura contemporânea e clássica. Pelos desdobramentos das agendas educacionais do governo, impactadas pela legitimidade do saber do modelo agrícola na elaboração da pedagogia da terra como proposta de conhecimento das organizações do campo nas instituições acadêmicas.


Método de aula:
Os módulos do minicurso estão organizados em dois momentos que interagiram no decorrer de um espaço destinado para contextualizar conceitualmente o cenário da educação do campo que norteara e o segundo momento destinado a troca de saberes visando o debate e dialogo dos participantes.

Técnicas participativas: Apresentação, exposição temática por modulo, e atividade de leitura grupal para discussão e debate coletivo. Finalmente relatório da atividade.

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