Resumo
O minicurso reflete as abordagens conceituais sobre a
educação do campo na analise do poder politico e estrutura fundiária agraria. Problematiza-se
teoricamente as assimetrias institucionais, conhecimento cientifico e modelo de
desenvolvimento agrofinanceiro. Por meio de uma localização pratica que se move
na relação assimétrica entre universidade, educação camponesa, agendas interministeriais
Incra Pronera–MEC e troca de experiências regionais dos educadores das escolas dos
assentamentos sem terra maranhense.
A temática ocupa-se pelos desdobramentos do problema
pedagógico quando a institucionalidade federal tornou-se palco do sistema educacional,
ativando botões de disputa e mediações com a proposta da pedagogia da terra, em
instantes desenhados em outros desdesenhados, dos movimentos sociais do campo. Há
entre estas duas sequencias, de mutua desconfiança, a narrativa agrofinanceira validada
como discurso legitimo de conhecimento, revestido sob a fórmula da agrobiotecnologia
e investida como autoridade incontestada nas instituições de ensino superior que
cuidam das diversas dimensões da educação rural fora do estritamente produtivo.
O traçado aponta interrogar as validações e invalidações
de conhecimento nos alcances das formulações politicas pedagógicas dos últimos
mandatos da administração PT, sob a brecha da desinstitucionalização educativa em
termos de Estado e as praticas pedagógicas da educação do campo em curso. As
categorias conceituais a serem explicitadas fazem parte das abordagens de
Fernandez. F. e Gramsci sob a noção de universidade aberta, classe, e hegemonia
como em Giroux e Makarenco nos princípios de saber coletivo e pedagogia progressista.
Objetivo
geral
A proposta se desafia identificar as formulações que
norteiam a pedagogia do campo nas abordagens da literatura contemporânea e
clássica. Pelos desdobramentos das agendas educacionais do governo, impactadas
pela legitimidade do saber do modelo agrícola na elaboração da pedagogia da
terra como proposta de conhecimento das organizações do campo nas instituições
acadêmicas.
Método de aula:
Os módulos do minicurso estão organizados em dois
momentos que interagiram no decorrer de um espaço destinado para contextualizar
conceitualmente o cenário da educação do campo que
norteara e o segundo momento destinado a troca de saberes visando o debate e
dialogo dos participantes.
Técnicas
participativas: Apresentação, exposição temática por modulo, e atividade de
leitura grupal para discussão e debate coletivo. Finalmente relatório da
atividade.
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