Resumo
Para os fins aqui propostos pode-se definir
liderança como a influência que o líder exerce sobre seus liderados, os quais o
seguem não por força ou por qualquer forma de constrangimento ou obrigação
legal, mas voluntariamente. Nesse sentido é preciso distinguir o “líder” do
“chefe”. As pessoas tendem a obedecer o chefe por medo, enquanto os verdadeiros
líderes conseguem o que querem sem apelarem para o poder da posição que ocupam.
Em todo tipo de organização existem muitos chefes, mas poucos líderes. O chefe
tende a se apegar à posição que ocupa, aos títulos que possui e a ver os outros
como possíveis concorrentes. O verdadeiro líder, por sua vez, é uma pessoa segura,
podendo ajudar seus seguidores a se desenvolverem, pois não os veem como concorrentes.
Neste ponto, é preciso reconhecer duas coisas. A primeira é que há professores
“chefes” e professores “líderes”. Os primeiros sufocam seus alunos com normas e
regras, desestimulando-os a permanecerem no caminho da educação; os segundos, por
sua vez, são aqueles poucos professores que marcam a vida de seus alunos,
estimulando-os a viverem a educação. A segunda coisa é que tudo depende de liderança.
Seja o sucesso ou fracasso, tudo depende de liderança. No espaço escolar não é
diferente. Muitos professores tendem a se apegar à posição que ocupam,
acreditando serem os legítimos detentores da autoridade legítima de ensinar
aqueles que ainda não sabem. Com isto, acabam exercendo pouca ou nenhuma
influência sobre seus alunos, até mesmo porque os consideram como indignos do
saber erudito e não merecedores dos esforços necessários para esclarecê-los e
emancipá-los das sombras e da obscuridade da “caverna” em que se encontram. A
proposta deste minicurso é apresentar e discutir alguns princípios de liderança
cristã, apontando para o fato de que o professor pode desenvolver sua
capacidade de liderança, expressa principalmente na influência que o mesmo
exerce sobre seus alunos, podendo levá-los a um aprendizado que dure para toda
a vida.
Palavras chave: liderança, educação, professor